Prefeitura e Câmara em Nosso Bairro realiza a última edição de 2017 no Antônio  Bezerra

Prefeitura e Câmara em Nosso Bairro - Foto: André Lima.
Prefeitura e Câmara em Nosso Bairro – Foto: André Lima.

O projeto Prefeitura e Câmara em Nosso Bairro realizou na manhã deste sábado (16) uma plenária no Pátio da Paróquia Jesus, Maria, José, do bairro Antônio Bezerra, com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho, do Prefeito Roberto Cláudio, do vereador Adail Júnior (PDT); do secretário da Regional III, Antônio Henrique, além de demais vereadores e secretários municipais. Na oportunidade o presidente Salmito fez a entrega do relatório das demandas da comunidade recebidas durante a audiência pública realizada na quinta-feira, dia 14.

Na oportunidade a Prefeitura e a Câmara realizaram prestações de mais de 25 serviços entre eles, a emissão de documentos, bilhete único, cadastro único, inscrição no Minha Casa, Minha Vida, vacinação, escovação, medição de pressão arterial, glicemia, Procon, entre outros, O Prefeito Roberto Cláudio e o presidente da Etufor, José do Carmo, ao lado do presidente Salmito e demais vereadores, inauguraram a unidade móvel da Etufor, com atendimento do bilhete único, bilhetinho (para crianças de 0 a 7 anos), carteiras estudantis, cartão do idoso, cartão gratuidade da pessoa com deficiência, entre outros serviços.

Antes de iniciar a plenária o presidente Salmito Filho, o prefeito Roberto Cláudio e o vereador Adail Júnior participaram de uma entrevista na unidade móvel da FM 90.7 Fortaleza FM. O Legislativo também levou o Câmara Móvel para o evento. No equipamento, o cidadão pode tirar dúvidas sobre o programa Microempreendedor Individual como também formalizar a sua atividade profissional. No evento houve a apresentação de idosas atendidas pelo CRAS do Antônio Bezerra de danças do Pastoril e Carimbó.

Abrindo a plenária, o presidente da CMFor destacou que a Câmara e a Prefeitura realizam uma parceria muito importante para a cidade, pois vão ao encontro da população ouvir suas demandas e prioridades. “A maioria da população reclama, com , que os políticos só aparecem em ano de eleição, mas aqui estamos mostrando o contrário, neste ano estamos na sexta edição desse projeto em ano não eleitoral, porque a razão maior é a população e seu bem estar”, pontuou.

Salmito destacou a presença dos vereadores e dos secretários municipais no evento. “O mais importante desse movimento é a presença do Executivo e do Legislativo nas comunidades com essa ação complementar”, frisou.

O vereador Adail Junior falou em seguida afirmando sua alegria de estar no seu terceiro mandato representando a população do grande Antônio Bezerra e passou a destacar as diversas demandas já solicitadas por ele à Prefeitura, entre as quais a construção de uma Areninha no Estádio Antony Costa; de um Ecoponto; reforma de praças; continuação da urbanização do Canal do Lustosa; reforma de diversas ruas da localidade e reforma da Escola Joaquim Nogueira para que passe a ser de tempo Integral. Adail agradeceu a presença de todos, elogiou a iniciativa do projeto Prefeitura e Câmara em Nosso Bairro e afirmou que a primeira edição de 2018, será para prestação de contas do que já foi feito.

O presidente Salmito Filho, em seguida, convidou os vereadores presentes para participar da entrega do relatório das demandas colhidas na audiência pública na quinta-feira ao prefeito Roberto Cláudio.

Encerrando a solenidade, o prefeito disse que todas as demandas serão avaliadas pela prefeitura quanto a sua viabilidade, mas que as respostas serão dadas à Câmara e à comunidade. Disse que o projeto nos bairros tem como objetivo maior aproximar os poderes do povo, “exercer o mandato popular é administrar com as pessoas. A primeira motivação é a aproximação com o povo, em seguida pactuação com o povo. Outra razão é prestar serviços públicos à população e a quarta razão é fazer com que nós visitemos alguns locais para conhecermos in loco os problemas.”

Ele destacou a inauguração, de 16 novos leitos e uma nova enfermaria no Frotinha de Antônio Bezerra. Roberto Cláudio afirmou que assinará a ordem de serviço no inicio de 2018 da revitalização do Estádio Antony Costa, transformando-o em uma Areninha. Disse que retornará com as obras do Canal do Lustosa e a reforma da Praça Dolores Alcântara, no Autran Nunes. Na Praça do Ipiranga afirmou que será construído um campo society, ou uma mini areninha, com grama artificial e iluminação, tudo em 2018.

Já quanto a demanda da Escola Joaquim Nogueira ser transformada em Tempo Integral, Roberto Cláudio afirmou que vai depender se há equipe estruturada, se a escola tem estrutura e se há demanda. “Se esses critérios se confirmarem faremos uma intervenção na escola para que o Tempo Integral seja ofertado no segundo semestre”. Disse ainda que Ecoponto está garantido faltando apenas o local, já o asfaltamento e sinalização, a prefeitura tem R$ 40 milhões para esse tipo de obra, mas vai atender as prioridades das comunidades. O Prefeito anunciou ainda duas obras de grande porte – um Cuca e o novo Posto de Saúde César Cals, a serem inaugurados até 2019.

Estavam presentes os seguintes vereadores: Frota Cavalcante, Dr. Eron, Marcelo Lemos, Raimundo Filho, Marília do Posto, Acrísio Sena, Mairton Félix, Jorge Pinheiro, Evaldo Costa, Michel Lins e Márcio Cruz

Foto: André Lima.
Foto: André Lima