Pequeno Expediente: confira as pautas destacadas em plenário

16/03/2022 - Adriana Albuquerque

O momento é utilizado pelos parlamentares para debater questões relacionadas ao dia a dia da cidade

Jorge Pinheiro (PSDB)

Parabenizou os procuradores do município pelo seu dia, celebrado em 16 de março de cada ano, conforme lei 10.820/2016, de sua autoria. Jorge enalteceu a categoria e destacou a importância deles na preservação os direitos dos cidadãos.

O dia 16 de março foi escolhido como uma forma de homenagear a memória do procurador municipal de Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, Algacir Teixeira Lima, assassinado em 16 de março de 2015, na garagem de sua residência.

Moura Taxista (PSB)

Prestou solidariedade à família do taxista Estevão Trajano, que faleceu no último sábado após ser atingido por tiros enquanto realizava uma corrida no Bairro José Bonifácio. O vereador Moura Taxista informou que fez requerimento e encaminhou à Secretária de Segurança do Estado e ao Governo do Estado solicitando a investigação do crime. Em resposta, o poder público se comprometeu na apuração do crime e garantiu prioridade na investigação para que os criminosos sejam presos.

Moura Taxista também solicitou à empresa que administra a Rodoviária Engenheiro João Thomé que modernize o equipamento. De acordo com o parlamentar, a rodoviária não oferece acessibilidade aos usuários, destacando que não possui escada rolante e nem elevador”, disse.

Adriana do Nossa Cara (Psol)

Utilizou a tribuna para destacar algumas questões ainda sem esclarecimento sobre o caso de “feminicídio politico” que vitimou Marielle Franco. Adriana Nossa Cara lamentou os entraves na investigação, dentre eles, o extravio de armas e munições recolhidas como provas, a mudança constante no comando da Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro e a falta de uma atuação coordenada para a elucidação do caso.

Gardel Rolim (PDT)

Trouxe ao debate na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, a política de preço dos combustíveis adotada pela Petrobras nos últimos anos. Gardel criticou a empresa por “tirar dinheiro do bolso do consumidor” a cada reajuste de preço feito na bomba de combustível. De acordo com o vereador, em 2021, a empresa teve um lucro líquido de R$ 106 bilhões, e parte desse valor, R$ 13 milhões, foi distribuído como prêmio entre a presidência e acionistas da Petrobras.

Marcos Paulo (Cidadania)

Destacando os serviços ofertados pela rede de atenção básica em saúde, o parlamentar destacou demandas da população do Conjunto Palmeiras que utiliza o Posto de Saúde Evandro Ayres de Moura. Marcos Paulo falou dos relatos dos usuários da unidade, com reclamações diárias sobre o atendimento no local, pedindo uma atenção da Secretaria de Saúde.

O parlamentar ressaltou ainda solenidade de entrega da Medalha Alanis Maria para a conselheira tutelar Germana Silva dos Santos. Marcos Paulo destacou a atuação da homenageada na defesa dos direitos da criança e do adolescentes.

Kátia Rodrigues (Cidadania)

Destacando a atuação dos profissionais da Assistência Social na pandemia, a parlamentar falou sobre uma demanda da categoria pelo reconhecimento do Executivo aos benefícios concedidos no PCCS. Kátia Rodrigues atentou para o número de profissionais concursados atuando no Município, com uma redução no quantitativo devido a alocação na Secretaria de Saúde. A parlamentar pediu atenção do poder público para a categoria e que as gratificações sejam garantidas aos profissionais.

Sargento Reginauro (Pros)

Registrou o trabalho realizado pela Associação Beija Flor, destacando dois projetos em pauta, um de autoria do vereador Jorge Pinheiro que solicita uma audiência para discutir políticas de inclusão de portadores de fissura labiopalatina, e outro de autoria do Sargento Reginauro que outorga a Medalha Dom Helder Câmara à Associação Beija Flor.

A Associação presta atenção integral ao paciente fissurado desde os primeiros momentos do nascimento à idade adulta, e dispõe de uma equipe multiprofissional especializada, com qualificação na atuação de cada área necessária à habilitação, reabilitação e assistência social.

Pedro Matos (Pros)

Ressaltando o papel do esporte no Estado, o parlamentar lamentou a situação do gramado do Estádio Castelão, que segundo ele, necessita de manutenção. Pedro Matos pediu atenção do governador Camilo Santana e da Secretaria de Esportes para a demanda, que será oficializada por meio de requerimento.

Danilo Lopes (Podemos)

Reforçando o trabalho realizado pela Associação Beija Flor no apoio as crianças com fissura labiopalatina, Danilo Lopes questionou a falta de parceria de órgãos públicos na manutenção das ações ofertadas pela entidade. O parlamentar destacou ainda a escolha de Fortaleza pela Smile Train para sediar um hospital especializado para pessoas com fissura, mas que ainda não foi firmado o acordo com a Prefeitura e o Governo do Estado.

Danilo Lopes pediu ainda uma atenção do reitor da Universidade Federal do Ceará com o curso de Odontologia, que completou no último dia 12 de março, 106 anos de fundação. Segundo o parlamentar, a estrutura utilizada pelos alunos necessita de manutenção ressaltando a representatividade do curso da UFC na formação de grandes profissionais.

Com informações de Silmara Cavalcante

Foto: Evilázio Bezerra