Rua Thompson Bulcão, 830 - Patriolino Ribeiro

CEP: 60810-460 Fortaleza-CE | Fone: (85) 3444 8300 | Fax: (85) 3444 8340

Jornal de Fortaleza.


Informativo Oficial da Câmara Municipal de Fortaleza.


Cada vez mais as pessoas usam a tecnologia em sua rotina diária, seus smartphones, tablets e notebooks são inseparáveis, já são praticamente da família.


O BYOD (Traga Seu Próprio Dispositivo) diz aos Gestores de Tecnologia que as pessoas precisam da informação usando seus Smartphones, Tablets, etc. A Informação não pode mais ficar presa dentro de um Centro Tecnológico, necessita ficar livre e acessível a todos, 24 horas por dia, precisa ser acessível sem complicações tecnológicas, precisa simplesmente informar.


A Câmara Municipal de Fortaleza sempre esteve atenta as novas tecnologias, sempre procurando aproximar o Cidadão do Governo, sempre servindo de exemplo em Governo Eletrônico em âmbito Nacional e Internacional. Pioneira na implantação da Internet (1997), na transmissão das sessões plenárias ao vivo na internet (1997), no uso do documento eletrônico (1997), no uso das redes sociais (2009), na implantação da computação em nuvem (2010), entre outras inovações tecnológicas.


Com a Implantação das Tecnologias de BYOD a Casa entra em uma nova era, saímos da fase da informação para a interação. O Uso das Redes Sociais e de tecnologias inovadoras de informação complementam o papel do Legislativo de Fortaleza, permitem ao cidadão acompanhar o que acontece neste parlamento em tempo real, utilizando todos os meios tecnológicos disponíveis e faz com que a sua participação chegue aos seus vereadores.


A Tecnologia da Informação continua sendo um importante canal na Democracia e a Câmara Municipal de Fortaleza continua a ser pioneira no uso desta tecnologia para fortalecer o papel do Governo Eletrônico.


Francisco Cavalcante
Coordenadoria de Informação de Dados (COID)
Câmara Municipal de Fortaleza


rado mediante apresentação de projeto de lei, projeto de emenda à Lei Orgânica do Município e veto popular à execução de lei. Os primeiros, inclusive, têm prioridade de inscrição na ordem do dia da Câmara, sendo discutidos e votados em, no máximo 60 dias, garantida a defesa em plenário de representante dos interessados na matéria.

BYOD – A estrada para o Futuro da tecnologia começa a ser construída.

Quem visitar o site ou os corredores da Câmara Municipal de Fortaleza, encontrará maior interação entre o cidadão e o Legislativo. Através da tecnologia QR Code ( Código de Resposta Rápida) , que consiste em um gráfico 2D de uma caixa preto e branca, semelhante a um código de barras, serão disponibilizados à população arquivos de textos como o jornal informativo, pauta das sessões plenárias, o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município. A novidade faz parte do projeto BYOD, que possibilita a informação por meio de equipamentos eletrônicos como smartphones e tablets.


Para utilizar esta tecnologia é necessário a instalação de um Leitor de Qrcode em seu dispositivo móvel. Existem diversos leitores de QrCode na Internet e são Gratuitos. Segue abaixo o link para o APP que está sendo utilizado pela equipe de tecnologia da casa, o i-nigma.


Cmfor implanta ferramenta digital para informação legislativa

Pauta da Sessão.


Acompanhe o que está sendo debatido no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza.

Ouvidoria Geral da Câmara Municipal de Fortaleza.


Conheça a Ouvidoria e participe encaminhando sua manisfestação.

TV Fortaleza


Canal Oficial da Câmara Municipal de Fortaleza.


Na casa do povo a voz da cidadania.

Lei Orgânica do Município de Fortaleza.

Regimento Interno da Câmara Municipal de Fortaleza.

Blog de Notícias