Cascavel recebe a 9ª edição do Fórum Parlamentar da Região Metropolitana

Fórum Parlamentar Metropolitano em Cascavel - Foto: Evilázio Bezerra.

Situada ao leste da cidade de Fortaleza, o município de Cascavel, distante cerca de 65 km da capital, recebeu na tarde desta terça-feira (15) a visita do presidente Salmito Filho (PDT) e do vereador Gardel Rolim (PPL), com o objetivo de apresentar a proposta do Fórum Parlamento Metropolitano (FPM) aos vereadores cascavelenses.

A sessão ordinária da Casa Legislativa seguiu o trâmite normal do dia. Depois da leitura da pauta e a votação rotineira foi à vez do Coordenador do projeto, Eduardo Neto, apresentar as principais ideias do Fórum Parlamentar Metropolitano.

Os desafios das Regiões Metropolitanas demandam atenção especial de todos os poderes. O Legislativo Municipal é um agente protagonista desse movimento. O Fórum é o espaço propositivo para que os vereadores dos municípios que constituem a RMF apontem sugestões, soluções e medidas para adoção de um modelo de gestão interfederativa”, frisou o Coordenador.

O presidente Salmito Filho utilizando a tribuna do plenário Francisco de Holanda Marques, evidenciou a importância de uma relação institucional mais forte entre as cidades que integram a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com o intuito de se fortalecerem e buscarem soluções que ultrapassam os limites de cada uma das 19 cidades.

“Cada Casa Legislativa a gente chega e apresenta a proposta com a ideia da criação do Fórum Parlamentar da Região Metropolitana. Os colegas de Cascavel, entenderam, concordaram e até perguntaram qual o próximo passo. A próxima ação será no mês de junho, com a criação do Parlamento Metropolitano, para que o protagonismo da representação política, com os 290 vereadores que compõem a RMF, realizem uma reunião mensal em busca de soluções e na construção de uma agenda propositiva”, apontou o presidente Salmito.

O vereador Gardel Rolim (PPL) destacou a acolhida recebida pela equipe da CMFor no equipamento público e falou sobre o interesse dos parlamentares com a proposta. “É muito gratificante ver o entusiasmo com que os vereadores recebem a ideia. Vale ressaltar que a criação do Fórum é algo novo, inovador, nós nunca tivemos um Parlamento Metropolitano antes. É importante frisar que o (FPM) vai discutir problemas que também são novos”, frisou o vereador fortalezense.

O presidente da Câmara Municipal de Cascavel, Sebastião Uchoa (PDT), parabenizou o projeto inovador idealizado pela Câmara de Fortaleza frisando a importância da integração entre as cidades vizinhas. “Com essa integração a gente vai diminuir caminhos. Queremos cada vez mais aprender e com qualidade. A criação do Fórum vai dar melhorias para as Câmaras Municipais, condição para que as pequenas Casas Legislativas apresentem seus projetos. Com união a gente chega lá”, disse Sebastião.