“Governança Pública para Resultados” é tema do Programa de Capacitação Continuada da CMFor

A palestra integra o Programa de Capacitação Continuada da CMFor - Foto: Érika Fonseca.

Dando sequência ao Programa de Capacitação Continuada, a Câmara Municipal de Fortaleza realiza durante os dias 10 e 11 de maio, o primeiro módulo do curso “Governança Pública para Resultados”. A especialização têm como finalidade o aprimoramento do exercício das atividades administrativas da Casa.

O Diretor Geral da CMFor, Robson Loureiro, reforçou a importância do Programa que pretende dar aos servidores e parlamentares a oportunidade de obter conhecimento. “Estamos dando continuidade ao Programa proporcionando novos cursos. É um encontro com o conhecimento e é voltado a todos os servidores do Legislativo. Existem áreas meios e fins e elas precisam de aprimoramento. É importante ter uma equipe preparada para melhor atender. O curso é um grande sucesso”, evidenciou Loureiro.

O ministrante, Cláudio Sarian Altounian, relatou que a palestra, que teve em sua parte inicial os aspectos gerais da Governança, deve perdurar durante dois dias. Momento que aprofundará os conceitos apresentados na palestra inicial. “A Governança tem sido vista por diversos órgãos da administração municipal, estadual e federal como uma ferramenta importante para que as organizações consigam atender aos interesses da sociedade. É claro que algumas, ainda não atingiram o estágio de maturidade adequada. O Tribunal de Contas da União fez uma ampla pesquisa recentemente e detectou que 50% das instituições encontram-se em estágio inicial em termos de Governança”, apontou Cláudio.

Márcio Pontes, assessor parlamentar da Câmara Municipal de Fortaleza, parabenizou a gestão do presidente Salmito Filho por propiciar qualificação aos servidores. “Estou gostando bastante do curso e parabenizo a gestão da Casa por esse momento, pois quanto mais qualificação na parte de gestão pública, melhor para os vereadores poderem exercer o trabalho a contento e para a população da cidade de Fortaleza”, finalizou.

A capacitação integra a Trilha Fórum e será proferida em 4 etapas:
• 10 e 11/05 – Módulo 1 : Gestão e Governança Pública na Prática;
• 17 e 18/05 – Módulo 2: Estratégia;
• 07 e 08/06 – Módulo 3: Controles Internos de Gestão e Auditoria Interna;
• 14 e 15/06 – Módulo 4: Gestão de Riscos.

O que é Governança?
É a capacidade que a alta administração tem de avaliar o ambiente, direcionar as ações e monitorar para saber se os resultados produzidos têm o beneficio da sociedade. Para isso existem três mecanismos fundamentais: a liderança, a estratégia e o controle.

Cláudio Sarian Altounia

Foto: Érika Fonseca.

Escritor, professor, engenheiro e advogado, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Auditoria de Obras Públicas pela Universidade de Brasília (UnB). É também professor na área de Obras Públicas e Meio Ambiente e atuou como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União do TCU (Secob), por oito anos. O professor tem três obras importantes: Obras Públicas: Licitação, Contratação, fiscalização e Utilização; RDC e a contratação integrada na prática e Governança Pública: o desafio do Brasil.